Vereador Luiz do Conselho (PSB) denuncia grave situação da saúde no Ceará

Na volta dos trabalhos do Poder Legislativo, nesta quarta-feira (06), na Câmara de Vereadores, O vereador Luiz do Conselho (PSB) fez um pronunciamento contundente sobre a grave situação da saúde pública no Estado do Ceará, destacando o caso do paciente Sandoval Sabino da Silva, que esperou por cerca de duas semanas por uma cirurgia de fêmur sem conseguir vaga em nenhuma unidade especializada da região.
De acordo com o parlamentar, Sandoval sofreu uma fratura e foi internado no Hospital São Raimundo, em Várzea Alegre, no dia 23 de julho. Como o hospital não realiza esse tipo de cirurgia ortopédica, foi solicitado o encaminhamento para outras unidades através do sistema de regulação estadual. No entanto, até o dia 5 de agosto, nenhuma vaga foi disponibilizada, apesar das solicitações a hospitais como o antigo São Miguel, Hospital São Vicente de Barbalha e Hospital Regional do Cariri.
“É lamentável. A família foi orientada a procurar uma solução particular, devido ao risco de infecção. A cirurgia custa cerca de R$ 14 mil. E nem todo mundo tem condição de fazer isso”, relatou Luiz do Conselho.
O vereador também lembrou outro caso preocupante: o de uma criança que aguarda há mais de um ano por uma cirurgia de adenoide. “Imagina o sofrimento de uma família vendo uma criança sofrendo sem uma previsão de atendimento”, lamentou.
Em sua fala, Luiz do Conselho afirmou que está enviando requerimentos e ofícios ao prefeito municipal, à Secretaria de Saúde, aos deputados estaduais Marcos Sobreira e Yuri do Paredão, cobrando providências e alertando para a realidade alarmante da saúde pública na região do Cariri.
Apesar das críticas ao sistema de regulação, o vereador reconheceu o esforço da equipe do Hospital São Raimundo, citando médicos e enfermeiros que se empenharam em buscar uma solução para o paciente.
“Não posso deixar de reconhecer o zelo com que o hospital tratou o caso. Mas faltou o principal: a realização da cirurgia. Infelizmente, nem a transferência foi possível”, finalizou.
COMENTÁRIOS